1.1 Acolhimento / Internação
A Recepção da Internação é responsável pelo acolhimento dos pacientes que possuem agendamentos eletivos. No dia da internação o paciente deverá chegar no horário combinado trazendo documento de identificação com foto, CPF, carteirinha do convênio e pedido médico e/ou guia de autorização (se possuir). É importante que o paciente traga também os exames laboratoriais, de imagem ou outros relacionados ao tratamento.
Solicitamos aos pacientes e acompanhantes não trazerem objetos de valor. Não nos responsabilizamos por objetos e valores pessoais.
No caso de internações de urgência, a equipe de acolhimento da Emergência é responsável pelo processo de internação respeitando as orientações médicas necessárias para o melhor atendimento aos pacientes.
É muito importante manter o cadastro do paciente atualizado com os contatos de familiares, acompanhantes e/ou representantes legais. No ato do atendimento solicitaremos essas informações.
Os planos de saúde cobrem as despesas hospitalares conforme o contrato assinado pelo cliente/paciente. O paciente ou seu responsável legal devem estar cientes dessas limitações.
As despesas com o uso do telefone e demais despesas extras não são cobertas pelo plano de saúde e devem ser pagas na alta hospitalar, no setor Caixa, localizado no Térreo.
O HAS - Hospital Adventista Silvestre não faz cobranças pelo telefone aos pacientes que se encontram internados. Os pagamentos de exames, medicamentos ou quaisquer outras despesas hospitalares devem ser realizados diretamente em nosso Caixa.
As internações particulares são acordadas previamente com o Setor Financeiro. O pagamento do valor acordado deve ser feito antes da internação. Caso haja necessidade de tratamentos adicionais que não foram acordados previamente, será necessário realizar o pagamento adicional diretamente em nosso setor Caixa.
Caso o paciente seja atendido pela Assistência Social do Hospital Adventista Silvestre, se aplicará a gratuidade nos termos da lei nº 12.101/2009 para o tratamento e/ou internação, não sendo responsabilizado(a) pelo pagamento em qualquer hipótese.
Todos os pacientes internados são identificados com uma pulseira com seu nome completo, data de nascimento e nome da mãe. Essa pulseira deverá ser mantida durante todo o período de internação. Caso os dados da pulseira não estejam visíveis ou a mesma tenha sido removida por qualquer razão, o paciente poderá solicitar a troca à nossa equipe.
1.2 Assistência
1.2.1 Médicos Assistentes
Nossa equipe de médicos Internistas acompanha os pacientes de internações clínicas em apartamentos ou enfermarias. Caso seja de desejo do paciente, da família ou responsável legal o paciente poderá ser acompanhado por um médico assistente externo (que não faz parte de nosso corpo clínico) desde que o mesmo tenha seu cadastro atualizado no HAS e cumpra as responsabilidades de prescrever as medicações e dietas, manter o paciente informado sobre o tratamento, procedimentos e preencher corretamente o prontuário médico em toda a sua plenitude, inclusive termos de consentimento. O pagamento dos honorários médicos para internações de pacientes acompanhados por médicos assistentes externos são de inteira responsabilidade do paciente ou responsável legal. É necessário que o paciente ou seu responsável legal assine o Termo de responsabilidade de Honorários Particulares no setor de Internação/Acolhimento.
1.2.2 Enfermagem
O HAS mantém uma equipe de enfermeiros e técnicos capacitados para atender às necessidades do paciente 24h, 7 dias por semana. Para solicitar o atendimento da equipe de enfermagem, o paciente ou acompanhante deve acionar a campainha que localizada junto ao leito.
A equipe de Enfermagem, assim como toda a equipe assistencial, tem como um de seus compromissos zelar pela segurança dos pacientes internados. No ambiente hospitalar, devido a condição de fragilidade física, mental e social do paciente, o risco de queda estará presente durante todo o período de internação. Para evitar esse risco o paciente deverá seguir as orientações da equipe, manter as grades da cama elevadas e solicitar auxílio de um profissional para sair do leito.
1.2.3 Assistência Social, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia
O HAS disponibiliza atendimento nas áreas multidisciplinares de Assistência Social, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia, conforme solicitação médica.
As equipes contam com profissionais capacitados no atendimento a pacientes internados.
1.2.4 Prontuário do Paciente
O prontuário do paciente é a principal ferramenta de comunicação entre os profissionais que participam do cuidado do paciente.
A guarda física do prontuário é de responsabilidade do hospital. Em caso de necessidade de cópia do prontuário, o próprio paciente ou seu responsável legal, deve solicitar no setor Prontuário de Pacientes (SAME) localizado no andar térreo. As cópias do prontuário ou qualquer documento referente ao atendimento do paciente serão entregues no prazo estipulado pelo hospital no momento da solicitação.
1.2.5 Consentimento Informado
Sempre que for indicado ao paciente a realização de procedimentos cirúrgicos, procedimentos hemodinâmicos, exames diagnósticos e terapêuticos, o médico deverá informar ao paciente e/ou seu representante legal sobre os riscos, benefícios e possíveis complicações. Essas informações são formalizadas através de um termo de consentimento informado por escrito que deverá ser preenchido pelo médico e assinado pelo paciente e/ou seu representante legal.
1.2.6 Exames realizados durante a Internação
O paciente tem direito a ter acesso aos laudos dos exames realizados durante o período da internação.
Após a alta, o paciente ou seu representante legal poderá solicitar os resultados dos exames nos setores de Diagnóstico por Imagem e Laboratório.
1.2.7 Alimentação ao paciente
Os pacientes só poderão alimentar-se da dieta oferecida pelo Serviço de Nutrição. Não é permitido oferecer quaisquer alimentos ao paciente, pois há interferência na recuperação do mesmo além de apresentar risco à saúde.
O Serviço de Nutrição realiza o controle de validade dos gêneros alimentícios dispensados pela nutrição do HAS. Produtos dispensados (como sucos, sobremesas, suplementos, frutas e outros) serão retirados da geladeira dos quartos se não forem consumidos dentro das 24h. Nossa equipe de nutricionistas visita os pacientes para saber sobre os seus hábitos alimentares e se existe alguma intolerância ou alergia a qualquer tipo de alimento. Com base nessas informações será feita uma adaptação da dieta recomendada. Acompanhantes não serão contemplados para dieta diferenciada e para os quais será fornecida a refeição conforme o cardápio do dia. Refeições servidas à acompanhantes: Café da manhã/ Almoço e Jantar.
Devido aos riscos microbiológicos não é permitido o reaquecimento da refeição após a entrega e todas as reservas são desprezadas no horário de 14h. Liberações dietéticas após esse horário, servimos como lanche.
A água dispensada nos quartos é de uso exclusivo dos pacientes, acompanhantes poderão utilizar bebedouros da unidade de internação, de livre acesso.
Horário de refeição dos pacientes:
Desjejum: 7:30h às 8:30h – limite máximo para entrega até às 9h;
Colação: 10h;
Almoço: 12:30h às 13:30h;
Lanche: A partir das 15h;
Jantar: 17:30h às 19:00h – Após esse horário servimos lanche com sopa;
Ceia: 20h.
Qualquer solicitação alimentar por parte do paciente fora dos horários previstos acima deverá ser feita através da Enfermagem, mediante prescrição no sistema e aviso telefônico ao setor de Nutrição.
No caso de acompanhante disponibilizamos refeições no quarto, se assim o desejar. Para receber as refeições no quarto, informar a copeira no horário do desjejum ou através do Sistema de Hospitalidade “Solicitar Serviços”
Caso o paciente interne após o horário de desjejum, entrar em contato com o Serviço de Nutrição pelo ramal 3290, até às 10h, para solicitação de almoço e até às 16h, para solicitação de jantar ou através do Sistema de Hospitalidade “Solicitar Serviços”
1.2.8 Serviço de Higienização e Rouparia
Diariamente, a equipe de higiene hospitalar, composta por operadores treinados, efetua a limpeza e desinfecção dos quartos. Utilizamos materiais próprios para a limpeza e desinfecção hospitalar. Outras higienizações são realizadas sempre que necessário, ou podem ser solicitadas pelo ramal 3089 ou através do Sistema de Hospitalidade “Solicitar Serviços”
A roupa de cama é trocada diariamente, exceto cobertores. Em caso de necessidade de roupa extra solicitar através do ramal 3089 ou através do Sistema de Hospitalidade “Solicitar Serviços”
O acompanhante receberá seu kit após registro no setor de Internação / Acolhimento.
1.2.9 Central de Relacionamento com o Cliente
A Central de Relacionamento com o Cliente é o canal de comunicação do cliente para registro de reclamações, elogios e sugestões.
Horário de atendimento: Segunda a quinta 7:30h às 17h. Sextas de 7:30 às 13h através do telefone (21) 3034-3100. Pode ser realizado também pelo e-mail: crc.has@hasilvestre.org.br ou ou através do Sistema de Hospitalidade “Canal de Relacionamento ao Cliente
1.2.10 Assistência Espiritual
O Hospital Adventista Silvestre dispõe de um serviço religioso - Capelania. O paciente, acompanhante ou visitante é livre para solicitar os serviços segundo sua conveniência e sem nenhum custo.
Caso o paciente, acompanhante ou visitante necessite de algum serviço da Capelania poderá solicitar através dos ramais 3024, 3025 ou 3026 ou através do Sistema de Hospitalidade “Solicitar Serviços”
1.2.11 Ligações telefônicas
O desbloqueio do telefone para chamadas externas deverá ser feito através do setor Telefonia. O cliente deverá discar 9 no aparelho telefônico do quarto para que uma de nossas telefonistas possa realizar o desbloqueio e orientar como efetuar a chamada desejada.
Nas Enfermarias só é possível receber ligações. O custo das ligações realizadas será cobrado na ocasião da alta, já que esse serviço não é coberto pelos planos de saúde.
1.2.12 Visitantes
Os visitantes devem se apresentar na Recepção do Hospital para que sua identificação seja feita e seu acesso seja liberado. O visitante deve permanecer com a identificação em local visível. Recomenda-se o revezamento entre os visitantes para manter a tranquilidade do paciente e não comprometer o atendimento assistencial por parte das equipes.
Horário de visitas
- Apartamentos e Enfermarias: diariamente de 8h às 20h;
- Unidade Coronariana (UCO): diariamente de 15h às 16h;
- Centro de Tratamento Intensivo Clínico (CTI Clínico): diariamente de
14h às 15h;
- Centro de Tratamento Intensivo Cirúrgico (CTI Cirúrgico): diariamente
de 15h às 16h.
A partir das 20h as visitas devem ser evitadas. Desaconselha-se que crianças menores de 12 anos visitem pacientes internados. De acordo com as orientações de nosso Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, recomenda-se lavar as mãos antes e após o contato com o paciente, não se sentar no leito do paciente e não manter arranjos de flores naturais nos quartos, não levar alimentos ao paciente.
1.2.13 Acompanhantes
Caso a diária de acompanhante não esteja prevista pelo plano de saúde, a cobrança referente às taxas de pernoite serão quitadas diariamente de acordo com o tempo de permanência do paciente. Esse valor deve ser acertado diariamente no Caixa ou no setor Internação / Acolhimento.
Não é permitida a permanência de mais de um acompanhante nos quartos e enfermarias.
O acompanhante de pacientes de Enfermaria deve ser do mesmo sexo do paciente. A acomodação prevista é uma cadeira.
O HAS não dispõe de acomodações para acompanhantes transferidos para unidades de tratamento intensivo, onde a permanência de acompanhantes não é permitida. Em caso de transferência do paciente para essas unidades (CTI ou UCO), o quarto - internação clínica, deverá ser desocupado pelo acompanhante imediatamente, pois a cobertura dos planos de saúde é restrita a acomodação ocupada fisicamente pelo paciente. Os objetos do paciente devem ser recolhidos pelo acompanhante, levando consigo todos os pertences. Na ausência do acompanhante os objetos serão recolhidos por um representante da Enfermagem e da Hotelaria.
Não nos responsabilizamos por objetos e valores pessoais.
O acompanhante que precisar de assistência médica deverá ser encaminhado à Emergência onde será atendido pelo seu plano de saúde (caso possua e este seja credenciado ao Silvestre) ou como Particular.
1.2.14 Informações sobre pacientes
Prezando pela segurança dos pacientes e pela confidencialidade das informações relacionadas ao seu tratamento o HAS não fornece informações médicas por telefone.
No horário de visita das UTIs os médicos atualizarão as famílias sobre o quadro clínico dos pacientes.
A partir da comunicação médica da alta do paciente inicia-se o processo de saída do paciente do Hospital. A diária hospitalar é indivisível e compreende o período de 10h da manhã do dia de internação até às 10h do dia seguinte. Após a alta médica o paciente tem a tolerância de 1 hora para desocupar o quarto ou enfermaria. Caso o paciente permaneça no quarto ou enfermaria por mais de 1 hora, será cobrada diária indivisível diretamente do paciente através da tabela de diárias do Silvestre.
Recomendamos que o paciente se programe com antecedência para que a alta possa acontecer de forma a evitar a utilização da acomodação de internação após o período previsto para a alta evitando assim pagamento de mais uma diária pela utilização da acomodação conforme detalhamos acima. Caso o paciente necessite de serviço de Taxi, poderá solicitar através do setor Internação nos ramais 3378/3379 ou 3381 com pelo menos 1 hora de antecedência ou através do Sistema de Hospitalidade “Solicitar Serviço”.
O enxoval do HAS é um patrimônio do hospital e para uso interno. A falta dele impacta diretamente a qualidade dos serviços prestados e pode prejudicar o atendimento a outros pacientes.
Para garantir a segurança do uso ele passa por um processo rigoroso de higienização e não deve sair do ambiente hospitalar.